segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Listas online de presentes de casamento

Hoje em dia está cada vez mais em alta os noivos optarem por lista de presentes online. É mais prático, rápido e a aceitação dos convidados com listas assim está cada vez maior. Existem três tipos de listas online: as listas das lojas, as cotas de lua de mel e as listas de presentes virtuais.

A vantagem das listas de presentes online em lojas é poder optar por receber em casa o produto que lhe foi presenteado ou transformá-lo em crédito. Deste modo, quem opta por créditos pode decidir como usá-los, podendo ser utilizados para comprar produtos mais caros e que ficaríamos sem graça de colocar numa lista de presentes, por exemplo.

Boa parte dessas lojas grandes aceitam listas de casamento, tais elas são Ponto Frio, Americanas, Shoptime, FastShop, Extra, TokStok, Ricardo Eletro, entre outras. O ideal é que se faça duas listas de casamento, em lojas distintas, para dar mais opções para seus convidados e também pra evitar que se porventura algum problema ocorra numa lista e esta fique indisponível temporariamente, o convidado terá outra lista para visualizar.

Antes de optar oficialmente pelas lojas as quais você irá fazer as listas de presentes, o importante é que se leia cada regulamento que rege tais listas. Cada loja tem suas regras e seus prazos de validade. Leia com atenção para não perder seus prazos, pois as lojas possuem validade para resgatar seus produtos e créditos.

Algumas lojas oferecem bônus para as listas de casamento. Então após o encerramento da sua lista, você irá receber um bônus (uma porcentagem a mais) em cima do valor arrecadado em produtos. Isso é um diferencial a se considerar em relação a algumas lojas.

Pra montar a lista não tem mistério. Será necessário se cadastrar na loja, passar algumas informações com respeito ao casamento (nome dos noivos, local da festa etc) e pronto! A partir daí é só inserir os produtos de interesse na lista.

Dicas:

- Coloque produtos dos mais variados preços. Dessa forma, todos os convidados terão a possibilidade de comprar um presente legal para vocês sem pesar no orçamento.

- Sempre esteja atualizando a sua lista. Algumas lojas possuem itens que saem muito rapidamente do estoque, mas dão a opção de colocar itens similares no lugar. Então, fique atenta a isso pra evitar que sua lista fique desatualizada e apresentando poucos itens para compra.

- Não tenha medo de colocar itens mais caros na lista. Como eu disse: coloque produtos dos mais variados preços para atender todos os públicos. Mas não ache que é ousadia inserir itens mais caros em sua lista. Dá quem quer e quem pode. Quem não pode vai passar batido por ele :)

Uma outra forma de lista de presentes online que também faz a cabeça dos noivos: as cotas de lua de mel. Essas cotas normalmente estão inseridas num site de casamento, onde por lá os noivos sugerem que seus convidados os presenteiem com cotas.

Optar por cotas é uma forma moderna de receber dinheiro dos convidados sem o constrangimento de receber o dinheiro vivo em mãos. Dessa forma, os convidados entram no site dos noivos, escolhem as cotas que mais lhe adequam e assim o valor delas será repassado do site para os noivos.

Isso tem um custo. Normalmente os sites cobram uma taxa para isso, portanto o interessante é que pesquisem cada site de casamento e vejam qual é o mais vantajoso para vocês.

Os sites de casamento mais conhecidos que trabalham com este tipo de serviço são: Icasei, Emotion Me e Zankyou.

As cotas são listas de presentes interessantes para àqueles que optam por uma ajuda extra na lua de mel, onde são os noivos que decidirão onde investir esse dinheiro arrecadado com as cotas.

Dicas:

- Coloque cotas de vários valores. É o mesmo princípio da lista de presentes online das lojas, quanto mais variedade nos valores, maior a chance de agradar o bolso de todos os convidados.

- Se houver a opção de pagamento parcelado, opte. Por vezes um convidado irá te presentear com um valor mais alto, se ele tiver a opção de parcelá-lo.

- Deixe bem claro no site sobre as operações bancárias das cotas, mostrando aos convidados que tudo é muito seguro de se fazer e que não há perigo. Tem convidados que ainda ficam meio receosos com este tipo de presente.

Há também as listas de presentes virtuais. Elas possuem a mesma ideia das cotas, porém você personaliza com produtos ou coisas engraçadas. Por exemplo, se faz uma lista com imagens de eletrodomésticos e seus valores, mas quando o produto é comprado, você não irá receber o produto em si e sim o valor.


A diferença desta lista de presente virtual para uma lista de presentes numa loja online é que na lista virtual você irá receber em dinheiro os presentes comprados e podendo usar o dinheiro da forma que quiser, enquanto que na lista de presente de uma loja online, você irá receber o produto ou o crédito, sendo que o crédito só pode ser utilizado na loja onde encontra-se a lista.

E em alguns casos os créditos não podem ser utilizados em lojas físicas e sim apenas nas lojas virtuais. Portanto, o ideal é que analisem todas estas listas e vejam quais se adequam a necessidade do casal.