terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Regras de etiqueta no casamento

É super normal os noivos e os convidados ficarem com algumas dúvidas quanto as regras de etiqueta no casamento. As dúvidas acabam sempre sendo as mesmas e por isso listamos aqui algumas delas.


1. Convidar ou não os acompanhantes dos seus convidados?

Segundo a regra, o convite de casamento é direcionado para uma pessoa ou para um casal. Porém, caso seu convidado possua um acompanhante para a festa, fica a critério dos noivos estenderem o convite ou não a esse acompanhante. Isso dependerá do nível de amizade dos noivos com o casal, sendo importante salientar que caso o seu convidado não conheça mais ninguém na festa além dos noivos, a chance dele recusar o convite é grande. Por isso o bom senso é fundamental neste caso.




2. Os noivos devem agradecer todos os presentes de casamento recebidos?

Seguindo a etiqueta é educado que os noivos agradeçam sim todos os presentes de casamento. O ideal é que se faça um cartão de agradecimento pessoal com uma frase de agradecimento pelo presente e se possível, informando ainda qual foi o presente recebido e agradecendo a presença na festa.


‘Querida Joana, nós agradecemos o presente. A cafeteira será um sucesso em nossa nova casa e em breve a convidaremos para um café.
Obrigado pela presença em nosso casamento.
Com carinho,
Maria e João.’


Este cartão deve ser enviado ao endereço dos convidados, logo após a lua de mel. Alguns noivos que optam por cotas de lua de mel, enviam para seus convidados um cartão de agradecimento com alguma foto do casal em lua de mel. Mas como toda regra tem exceção, não importa os meios que os noivos utilizem para agradecer os seus convidados, o importante é agradecê-los. Eles ficarão gratos e felizes por esse gesto de carinho.

Hoje em dia os sites que dispõe de listas de presentes de casamento possuem a opção dos noivos agradecerem através do site da loja. É bem prático.




3. Devemos entregar pessoalmente todos os convites de casamento?

É de bom grado que os convidados recebam seus convites em mãos. No entanto, há sempre casos de convidados que moram mais distante ou casos em que os noivos, com a correria do casamento e da vida profissional, não possuem tempo suficiente para fazer a entrega dos convites em mãos. Para estes casos não há problema entregar os convites pelos correios. Mas convites mais formais como convites de padrinhos ou familiares mais próximos, recomenda-se fazer um esforço e entregar o convite em mãos.

Uma dica que pode ajudar nesse quesito é aproveitar a confraternização do chá de panela ou qualquer evento que você vá fazer antes do casamento para entregar os convites. Assim aproveita-se que uma parte dos convidados do casamento estará presente e entrega-se a maior quantidade possível de convites.




4. Os noivos devem cumprimentar de mesa em mesa seus convidados?

Segundo a etiqueta, os noivos devem cumprimentar seus convidados de mesa em mesa. No entanto, cada casamento é um casamento e tudo dependerá da formalidade da festa, dos noivos e dos seus convidados.

Os noivos que optam por cumprimentar seus convidados de mesa em mesa, “perdem” tempo da festa. Alguns noivos optam por cumprimentar seus convidados na pista de dança, onde são os convidados que vão até eles e ali aproveitam para se cumprimentarem, tirarem fotos e os noivos agradecerem a presença pessoalmente.




5. As madrinhas, mãe ou sogra podem usar vestido preto?

Tudo dependerá do estilo do casamento e do gosto da noiva. Casamentos de dia, usar preto ou cores mais escuras não é recomendado, pois um casamento diurno pede roupas leves e mais claras. E o preto esquenta, ainda mais se tiver um solzinho...

Algumas noivas preferem que suas madrinhas usem a cor preta, pois idealizam um casamento assim. Isso sempre é tratado e deve ser de iniciativa da noiva optar pelas madrinhas, mães e sogras usarem o pretinho básico.

Enquanto outras noivas não concordam com a ideia do vestido preto para sua mãe e sogra, pois para elas é como se estivessem de ‘luto’.

Portanto, a cor é questão de gosto e de como a noiva se sente em relação a tal. Se você sonha com suas madrinhas de preto no altar ou não vê problema em sua mãe ou sogra usarem um vestido preto, vai fundo e seja feliz!


6. As convidadas podem usar vestido preto ou branco?

Desde que estejam de acordo com o estilo da cerimônia não há problema. Por exemplo, casamentos diurnos pedem roupas leves e claras, então usar o preto aqui está fora de questão. Mas evite usar a cor branca, já que é a cor da noiva, a não ser que seja um casamento onde no convite ou no site do casamento esteja informando que o branco é bem vindo para todos. Para casamentos a noite, requer roupas mais formais e um pretinho básico é tudo de bom. Combina com tudo e emagrece!




7. Os convidados precisam aguardar os noivos saírem da festa para irem embora?

Já se foi o tempo de que os convidados tinham que esperar a saída dos noivos para poderem ir embora, pois isso era educado e de bom grado. Naquela época os noivos não costumavam ficar até o final da festa e dali já partiam para a sua lua de mel.

Hoje os tempos são outros e as regras mudaram. Hoje em dia os noivos costumam aproveitar até o último segundo da festa, então os convidados não tem a ‘obrigação’ de aguardarem acabar a festa para irem embora.

É educado sim, que os convidados se despeçam dos noivos antes de irem embora da festa, principalmente àqueles convidados especiais como os familiares mais próximos e padrinhos.




8. Os noivos precisam convidar alguém que um dia os convidou para seu casamento?

Aqui é mais uma regra que se enquadra no ‘cada caso é um caso’. Se vocês ainda mantém contato com as pessoas que os convidaram para seu casamento, é legal retribuir o convite. Mas caso passaram-se anos, perderam o contato e não há a menor possibilidade de retomarem os laços afetivos, neste caso não há por que convidar, ainda mais se o casamento for para poucas pessoas.




9. Os padrinhos devem dar presentes caros aos noivos?

Convidar os padrinhos com relação a sua conta bancária e o que podem oferecer de bom, isto está totalmente fora de moda e não é nada legal.

Os padrinhos são pessoas importantes na vida do casal. E não é pela conta bancária que se mede isso. Eles são partes de uma relação de companheirismo, amizade e carinho. Então convide seus padrinhos pela relação de amizade e sintonia que vocês tem. Pensar apenas no que pode usufruir dos padrinhos é algo muito mesquinho.




10. O vestido da noiva só pode ser branco?

Bem antigamente as noivas abusavam das cores, usavam cores variadas contanto que os vestidos fossem vistosos e luxuosos. O casamento naquela época era visto como algo comercial, onde o vestido chique da noiva era para mostrar à sociedade que a família era rica. No entanto os anos foram se passando e o vestido branco passou a ser utilizado como a cor padrão para as noivas.

Não há consenso de quando isso começou, mas uma das histórias é que com o vestido branco foi marcado pelo casamento da rainha Vitória, da Inglaterra, pois ela foi uma das primeiras realezas a se casar por amor num lindo vestido branco e sem usar a coroa de rainha.

Hoje em dia algumas noivas optam pela cor branca, outras preferem o off-white que é como se fosse um marfim. É uma cor clarinha que não chega ser o branco puro.

Há noivas e noivas, cada uma com seu estilo e sonho, e nada impede de cada usar o vestido que quiser e na cor que desejar. O importante é ser feliz!