segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A história das alianças

A aliança é um símbolo de amor, fidelidade e cumplicidade entre duas pessoas que se amam. Por ser um círculo sem emendas, sem início e fim, a aliança representa um pacto entre duas pessoas que se amam e acreditam na continuidade do amor.

Antigamente os egípcios e hindus já usavam anéis para simbolizar a aliança entre duas pessoas. Os gregos acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que iria diretamente ao coração. Daí passaram a usar uma aliança de ferro imantado neste dedo para que os corações dos apaixonados se mantivessem sempre atraídos um ao outro. E os romanos que se casavam passaram a usar obrigatoriamente a aliança na mão esquerda.

Já segundo a tradição chinesa, o uso da aliança passou a ser no quarto dedo da mão esquerda, pois cada dedo da mão representaria um membro da família: o polegar são os pais, o indicador os irmãos, o dedo médio representa a própria pessoa, o anelar que é o dedo da aliança representa o companheiro (a) e dedo mínimo são os filhos. Então ao juntar uma mão a outra com os dedos retos, como se fosse rezar, e dobrando apenas os dedos do meio para dentro, de forma que as palmas das mãos fiquem bem unidas, nessa posição é possível separar todos os dedos, exceto o dedo anelar - o dedo da aliança.

Atualmente usa-se a aliança em diferentes momentos que um casal vivencia: há a aliança de compromisso, noivado e casamento. Seja qual for o momento que você se encontra, a aliança sempre será um símbolo de amor entre vocês.

A aliança pode ser de diversas maneiras e há quem prefira personalizá-las e dar um toque todo especial. Há casais que gravam em suas alianças os nomes dos seus companheiros, a data do casamento, uma frase, um símbolo que represente o casal ou  até mesmo usam alianças de modelos diferentes. O que importa aqui é estar feliz com as suas escolhas. Abaixo temos algumas fotos de alianças tiradas no making of do casamento de alguns de nossos noivos.