terça-feira, 22 de setembro de 2015

“Passar a gravata”... Sim ou não?

“Passar a gravata” é o momento onde alguém sob a responsabilidade dos noivos irá passar entre os convidados tentando arrecadar dinheiro para a lua de mel. Mas só participa da brincadeira aqueles que quiserem e se sentirem à vontade para isso. Nenhum convidado é obrigado a contribuir.

Tem gente que discorda dessa brincadeira e acha deselegante, pois acredita que uma festa de casamento é feita para celebrar o amor e não arrecadar dinheiro. Enquanto outros não veem nenhum problema nesta ação e levam isso como uma diversão do momento.

Para os noivos que optam por fazerem a brincadeira, alguns cortam pedaços da própria gravata como lembrança para aqueles que contribuíram.



Mas tem noivos que preferem manter a sua gravata intacta e usam outra gravata para o corte ou até mesmo dão adesivos ou lembrancinhas como agradecimento pela contribuição financeira.

O método utilizado na hora de “passar a gravata” fica sempre a critério dos noivos e de sua criatividade.

Como esse é um assunto bem polêmico no mundo do casamento e não há regras ou padrões sobre ele. Logo, faz quem quer :)

O fato é que passar ou não a gravata será sempre uma decisão dos noivos. Se eles concordam com essa brincadeira, vai fundo! Se discordam, é só não fazer.

Mas é interessante avisar a equipe de cerimonial com respeito a decisão e deixar os padrinhos cientes também, pois normalmente são eles que começam essa brincadeira. Desse modo evita que algo que não seja do desejo dos noivos se inicie na festa.

E você, vai aderir ou não a brincadeira? :)