segunda-feira, 9 de maio de 2016

Tipos de serviços de buffet de casamento, qual escolher?!

Organizar uma festa de casamento envolve muitos detalhes e lógico que o item buffet se inclui nisso! Há algumas opções de serviço de buffet, para todos os gostos e propostas de casamento, tais eles são: coquetel volante, ponto fixo e jantar.

Então, se você está na dúvida em como servir seus convidados em seu casamento, temos o post perfeito para você!


Coquetel Volante

Esse tipo de serviço é volante, como o próprio nome já diz, onde os garçons durante a festa ficam circulando entre os convidados, servindo-os. No coquetel volante são servidos aos convidados finger foods e mini porções, trazendo requinte e sofisticação ao cardápio.

Finger Foods / Fonte: tabooeventos.com.br
Os finger foods são comidas de fácil manuseio, para se comer com a mão, sem que seja necessário sentar-se à mesa e fazer uso de pratos e talheres.

Canapés quentes e frios, mini quiches, mini sanduíches, espetinhos de frios, salgados folhados e fritos são exemplos do que seriam finger foods.






Mini Porções / Fonte: comocasarnapraia.blogspot.com

As mini porções são porções individuais e pequenas de pratos quentes ou frios servidas em copinhos, tacinhas, cumbuqinhas já acompanhadas de um talher, quando necessário. 

Risoto, massas, escondidinho, bobó de camarão, saladas em taças são alguns exemplos de cardápio utilizado como mini porção.






Ponto Fixo

Ponto Fixo do Buffet
Fonte: meuspratosnacozinha.wordpress.com
O ponto fixo - ou serviço à americana - é o tipo de serviço, como o próprio nome diz, que fica fixo na festa, oferecendo alguns itens do cardápio

É um ótimo estilo de buffet para àqueles convidados que não se alimentaram na hora que foram servidos os itens iniciais do cardápio. Pois como a mesa com as comidas é fixa, o convidado tem a facilidade de se servir no momento que lhe for conveniente. Basta apenas se dirigir ao ponto fixo e optar por alguma opção de prato que lhe é servida.

No ponto fixo podem ser servidas saladas, massas, além de risotos, escondidinhos e/ou qualquer prato a mais que seja do interesse dos noivos, pois a escolha do cardápio e a quantidade de itens a serem servidos ficam à critério dos anfitriões da festa, podendo num mesmo ponto fixo ter uma ou mais opções de pratos e os convidados ficarem à vontade para provar um ou mais dos itens oferecidos. 

Para se ter um ponto fixo no casamento se faz necessário ter uma equipe maior de funcionários para servirem os convidados e manter o ponto fixo de buffet sempre em ordem. Normalmente esse tipo de serviço é servido em cumbuquinhas ou em pratos de "sobremesas" (Na verdade podem ser pratos um pouco maiores que os de sobremesa e menores que um de refeição).

No entanto também é possível encontrar em festas pontos fixos com jantar, onde ao invés de serem servidas mini porções, um serviço de jantar estará disponível aos convidados.

Nesse tipo de serviço, a mesa posta não precisa ser completa. Na mesa dos convidados normalmente estão presentes guardanapo de tecido, talheres, taças e menu. O sousplat é opcional. E os pratos encontram-se à disposição dos convidados no ponto fixo do buffet. Esse serviço pode ser servido juntamente com o coquetel volante, se assim for de desejo dos anfitriões da festa.

Hoje em dia também há outros tipos de pontos fixos que estão super em alta e que costumam fazer a cabeça dos convidados: são os pontos de crepe, tapioca e japonês. Veja alguns exemplos de pontos fixos de alguns casamento que fizemos.

Mesa de antepastos


Mesa de  mini porções com cumbuquinhas


Mesa de mini porções com cumbuquinhas  e taças para saladas


Mesa com ponto de jantar - notem os pratos de refeição



Mesa com ponto de jantar - neste caso foram usados pratos um poucos maiores que o de sobremesa, porém menores que o de refeição



Jantar

O jantar é o tipo de serviço mais tradicional de um buffet e o mais formal de todos, onde os garçons servirão os convidados que já estarão sentados às mesas. Para esse tipo de buffet, normalmente necessita-se de uma equipe maior de garçons para poder atender perfeitamente todos os convidados.

No jantar os sousplats, pratos, talheres, guardanapos de tecido, taças e menu já encontram-se dispostos às mesas dos convidados, basta apenas que os mesmos se acomodem às suas mesas e desfrutem do cardápio que será servido. Esse tipo de serviço pode ser complementado também com o coquetel volante.

No serviço de jantar, há três formas como os convidados poderão ser servidos: serviço à francesa, à inglesa e o empratado. No serviço à francesa, o garçom se situa com a travessa à esquerda do convidado para que o mesmo se sirva. Assim, o convidado se servirá apenas da quantidade que deseja comer. No serviço à inglesa, o garçom também se aproxima com a travessa à esquerda do convidado, no entanto é o garçom que irá servi-lo. E no empratado é quando o garçom já traz o prato pronto e decorado individualmente para cada convidado. Neste caso, o garçom serve o convidado pelo lado direito.

À Francesa
Fonte: www.propos-de-chef.com
À Inglesa
Fonte: www.propos-de-chef.com
Empratado
Fonte: www.propos-de-chef.com

Agora que você já conhece os principais tipos de serviços de buffet disponíveis, é fundamental que antes de fechar o contrato com a empresa, que você prove o menu de degustação oferecido pelo buffet. Assim você conhecerá a qualidade e o sabor dos itens oferecidos, e aproveitar para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir.