O bem-casado é um doce bastante tradicional em casamentos. Não se sabe ao certo a história sobre a origem dele. Alguns dizem que ele é oriundo de Portugal, onde é conhecido como casadinho português e que acabou se propagando pelo Brasil no período da colonização. Independente de onde surgiu o bem-casado, esse doce continua sendo comum em ambos os países, mas o que os diferencia é a textura mais densa dos casadinhos portugueses se comparados aos bem-casados brasileiros que são mais leves.
Ele é composto por massa de pão de ló, onde esta massa é dividida em duas partes e há um recheio que as une. Segundo a tradição, o bem-casado representa duas vidas comprometidas entre si que são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo.
O bem-casado além de ser um doce gostoso, ele é embalado como um presente, o que ajuda a compor com beleza e sofisticação a decoração do casamento. Por isso, investe-se cada vez mais nas embalagens que envolvem esse doce.
Normalmente o bem-casado é envolto por papel crepom e amarrado com fita de cetim. No entanto, há quem prefira envolvê-lo com tecidos, rendas, papel celofane ou até mesmo colocá-los em caixinhas apropriadas para o mesmo. Lembrando sempre que é preciso haver uma harmonia entre as escolhas das cores e tipos de embalagem com o restante da decoração da festa.
O bem-casado se tornou tão popular que acabou se tornando um doce apreciado em outros momentos alegres, como:
Bem-nascido: no nascimento do bebê
Bem-jovem: em festa de debutantes
Bem-vivido: em aniversários
Bem-formado: em formaturas
Bem-sucedido: em eventos corporativos
Bem-unido: em comemoração de bodas de casamento
Diz a tradição que para se ter muita sorte e felicidade nesta união, os bem-casados deverão ser distribuídos para cada convidado ao final da festa. E aquele que comer do doce será abençoado com a mesma sorte e felicidade dos noivos. E você, está esperando o que para ter bem-casados no seu casamento? :)